Podemos começar uma revolução?

Ou melhor, precisamos?

Se você respondeu ‘não’ ao título deste texto, sinto informar, mas ele não é para você. No entanto, se aconchegue talvez eu consiga iluminar a sua mente para a importância do que irei escrever a seguir. Agora, se você respondeu ‘sim’ ao título, muito provavelmente assim como eu, você está cansado e inconformado com tudo o que vivemos diariamente sob este governo.

Sim, este é um texto político e muito provavelmente se você fizer parte de uma elite mal caráter, se sentirá ofendido, mas, devo dizer que o intuito aqui não é ofender, de forma alguma, o intuito aqui é fazer com que uma ideia possa quem sabe ser posta em prática. Obviamente, não sou alguém de tanta importância assim e talvez este texto nem chegue a atingir muitas pessoas, mas se uma ou duas lerem e se sentirem fortalecidas, estarei mais que realizada.

Eu fico meio atônita, por falta de palavra melhor, quando me deparo com as inúmeras notícias dia após dia, notícias estas que deveriam causar nojo, raiva e alguns sentimentos mais, mas que seguem sendo recebidas com uma certa normalidade e banalização. Outro dia estava em uma live, projeto que a ECCOS desempenha tão lindamente há alguns anos e comentamos sobre revoluções, quando será que a nossa vai finalmente surgir? A meu ver ela já deveria estar acontecendo.

Em meu último texto falei como é o Brasil da forma que vejo, um país forjado no genocídio de sua população originária, forjado no racismo, no ódio e na glorificação de seus algozes. Existe no Brasil um regozijo descomunal por tudo aquilo que representa poder aos olhos da burguesia, tão gigante porque se vê despida de caráter e envolta a um capital que nem ela mesma consegue quantificar. O problema é que essa burguesia e seu capital conseguem de forma sistemática lapidar seus tronos criando realidades absurdas de contos de cinderela que facilmente são disseminados e comprados por todos aqueles que se chamam classe média, esta cujo sonho é justamente ser parte burguesia.

As últimas manifestações pelo #FORABOLSONARO enormes e tão importantes de terem acontecido, mostram a urgência e necessidade de respostas progressistas em direção a essa revolução. A prisão recente de Galo devia ser o estopim dessa revolução, fogo nos racistas em forma de ação é isso. A direita ultra conservadora e todos seus fieis seguidores, além daqueles simpatizantes que se dizem de esquerda, mas ainda clamam pelo conservadorismo e principalmente pela preservação de seus privilégios brancos, agiram, foram certeiros quando aprisionaram um homem líder de movimento periférico. Nós por outro lado, apesar de inconformados, agimos brigando com bolsonaros no twitter ou fazendo chacota no instagram.

Foi Emicida que disse outro dia, que se esse país respeitasse seus cidadãos era para ele estar pegando fogo. O primeiro passo para essa revolução, muito provavelmente tenha sido a coragem de Paulo Galo em tacar fogo na representação do genocídio, isso bota meto na burguesia e a gente devia estar botando fogo em diversas outras estátuas Brasil a fora, em Santos existe a estátua do Padre Antônio Vieira, responsável pela arbitrária e cruel catequização do povo indígena. No Rio, existe uma estátua que representa a bondosa e cheia de amor Princesa Isabel que assinou a Lei Áurea e proporcionou a libertação dos escravos e consequente fim do racismo (ironia aqui). Duas lindas homenagens aos grandes brancos salvadores, patriotas e livres de racismo que já viveram neste país (mais uma ironia aqui). Como Emicida bem disse lá atrás quando aconteceu os 80 tiros, que na verdade foram mais de duzentos, está certo, se este país respeitasse seus cidadãos, ele estaria pegando fogo agora, principalmente após o tal ministro da educação afirmar que universidade deveria ser para poucos. Para os poucos que ele representa. E a gente aqui zoando o tanque que soltou fumacinha, enquanto eles estão lá brincando de marionete com seus direitos, com seu futuro e até mesmo com a sua vida.

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s