Descansa militante

Imagem: Motoka

Muito tem se falado sobre conceitos diversos: lugar de fala, privilégios, colorismo, negritude, apropriação, e o atual BBB21, o big brother que entrou para a história por ser o primeiro a trazer um maior protagonismo negro para o “zoológico” humano que entretém milhares de pessoas nacionalmente, tem sido uma das principais causas do alvoroço nas redes sociais.

No entanto, muito infelizmente, esse alvoroço vem carregado de esvaziamento de pautas importantes como o racismo e lgbtfobia, além da banalização do que é ser militante. A frase mais usada nas redes sociais, o “descansa militante”, tem sido usada incansavelmente como forma de crítica para com aqueles que trazem qualquer tipo problematização, e uma coisa que essa prática faz, é retirar o significado de conceitos e ações, reduzindo lutas e movimentos sérios e importantes.

É necessário que se tenha consciência de que militância vai além do indivíduo, é um compromisso coletivo, é trabalho político e como tal é um trabalho de construção de sociedade. Problematizações fazem sim parte do processo, pois nos ajuda a questionar a sociedade a qual vivemos, no entanto, reduzir militância a problematizações e ao politicamente correto, é diminuir esse compromisso que a militância de fato possui e é extremamente danoso, não apenas pelo esvaziamento de significados, mas também pela generalização do uso, além de taxar toda e qualquer pessoa que faça um simples questionamento, como sendo militante.

As redes sociais, é hoje uma prática que faz parte do cotidiano e obviamente existem militantes que as usam para divulgar informações e trabalhos sérios. É inclusive, onde os movimentos também precisam estar, logicamente sem se esquecer da prática, pois militância não se faz de internet, militância é prática. E isso se aplica também aos participantes do tão falado reality show. Indivíduos participantes de um jogo social que visa entretenimento midiático, em busca de um prêmio em dinheiro, não são militantes. Eles obviamente podem ter posicionamentos pessoais sobre determinados temas, no entanto, isso não é sobre coletivo, refere-se apenas ao indivíduo jogador.

É bonito demais um reality desse porte pregar uma suposta democracia racial dentro daquele espaço e mais bonito ainda é seu público comprar essa idéia e com base em alguns posicionamentos destes indivíduos massacrar movimentos, utilizando-se desse esvaziamento como forma de ataque. Mas, sabemos bem a quem interessa esse crescente movimento de banalização de conceitos e pautas, meu alerta é para que se tome cuidado, vai que um “descansa militante” acabe atingindo em cheio seu raciocínio crítico.

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s