Segurança Pública – A segurança é pra quem?

A precariedade e o autoritarismo da polícia no Brasil já é marca registrada há algum tempo. Mas porquê tanta precariedade, a quem interessa tanta precariedade, uma polícia mal preparada e mal remunerada? A ninguém, o resultado disso são policiais que não sabem como tratar a população, psicologicamente beirando a loucura, com atuações desumanas.

Você pode pensar “mas eu nunca sofri na mão da polícia, só tem medo da polícia quem é bandido”, bom talvez você precise olhar mais para sua classe social ou para sua cor de pele, principalmente para a sua cor de pele. Muitas pessoas não vêem ou preferem não ver, que a atuação da polícia é diferente, se for num bairro nobre ou na periferia, aliás o próprio comandante da ROTA de São Paulo diz isso.

Então quem mora em bairro nobre a polícia enquadra de forma mais leve, mais humana, principalmente se você for algum empresário, político, juiz, etc… Dá até pra passar um pano, porque branco e rico não pode ser bandido ou infringir a lei, no máximo dá uma “escorregada”.
Na periferia, principalmente se for negro (a sociedade é racista e a polícia é preparada para ser ainda mais racista), não importa de onde você é, se é trabalhador ou não, as atuações da polícia geralmente são truculentas, agressivas, você vai ser torturado, até mesmo ser assassinado por “acidente”, com 80 tiros ou mais de 200 tiros, talvez “confundam” seu guarda chuva com uma arma ou um saco de pipoca com um saco de drogas…

A segurança pública só é boa para os mais abastados, quem está no poder(não só os políticos) do Brasil, porque são eles que vão ser protegidos. A polícia precária , sem conhecimento e sem preparo, e boa para ser controlada pelo poder.
Esta precariedade da polícia interessa e serve para certos políticos incitarem a violência com seus discursos de ódio, dividir a população e ganhar votos.

Já dizia um amigo “Eu tenho muita compaixão pela policia, porque para as pessoas que ela protege, ela é tão descartável quanto as pessoas que ela mata”.

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s