O que fazemos com o que fazem de nós?

enjoy
Em estudo divulgado recentemente, ONG britânica Oxfam Internacional concluiu que em 2016 o volume de riquezas de 1% da população mundial deve ultrapassar o dos outros 99%.

Caminhamos para um mundo cada vez mais desigual em que a concentração de renda tem aumentado a cada ano nos diversos países. Atualmente as 80 pessoas mais ricas do mundo (segundo a revista Forbes) detêm a mesma quantidade de riqueza que os 50% mais pobres da população mundial juntos!

A globalização, que encurta as distâncias geográficas através da tecnologia, tem acentuado as diferenças sociais e aumentado largamente as distâncias entre ricos e pobres em todo o planeta.

O capitalismo, após mais de cinco séculos em exercício tem aprimorado seu potencial desumanizador. Vivemos em um mundo profundamente desigual, injusto e violento, tomado pelo individualismo, pela indiferença e pelo egocentrismo crônico das pessoas. Como diria Zigmunt Bauman: “Hoje não há racionalidade nem solidariedade, só competitividade sem piedade”.

Mas certamente, não são os poucos privilegiados, os 1%, que farão algo para mudá-lo. Para eles tudo vai bem do jeito que vai.

E os outros 99%, o que farão para mudar essa realidade?

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s